Perguntas Frequentes

1. Quais as vantagens de escolher uma franquia para investir ao invés de abrir um negócio com marca própria?
Uma franquia traz o know-how do negócio para o investidor. Franquias são negócios testados, com procedimentos operacionais, administrativos e financeiros, de marketing e propaganda que funcionam e trazem retorno financeiro ao empresário, por isso a chance de ter sucesso com uma franquia é muito maior do que com uma marca própria. A franquia ajuda o empresário a tomar decisões mais acertadas, fazendo-o evitar erros que podem inviabilizar o seu empreendimento.

2. A franqueadora oferece treinamentos periódicos aos franqueados?
Sim. A franqueadora normalmente possui datas agendadas para vídeo-conferências, tele-conferências ou até mesmo conferências presenciais para treinamentos de novos procedimentos, novas campanhas de marketing, tomada de algumas decisões e outros.

3. A franqueadora oferece todo o material do marketing e o suporte de como colocar em prática as campanhas?
Sim. Normalmente a franqueadora fornece material para divulgação e captação de clientes, independente do ramo, é uma obrigação do franqueador. O franqueado não é obrigado a aderir todas as campanhas oferecidas, mas é de obrigação do franqueador ter um mix de campanhas a serem realizadas e dar também o suporte necessário para implantação dessa campanha, como treinamento e monitoramento.

4. Qual o público-alvo dos cursos oferecidos pelo Cetesc?
Crianças, adolescentes e adultos das classes B, C e D, que tem como objetivo se tornar um profissional qualificado para o mercado de trabalho.

5. Qual o investimento necessário para abrir uma unidade do Cetesc?
O investimento varia de acordo com o perfil do negócio. Vários fatores devem ser levados em consideração, no entanto, pode-se montar uma franquia CETESC com investimentos de R$ 50.000,00 a R$ 200.000,00.

6. Os cursos são reconhecidos pelo MEC?
Não. O CETESC trabalha com cursos profissionalizantes e livres, os quais não estão sujeitos a aprovação do MEC.

7. Qual o prazo para retorno do investimento?
O prazo para o retorno de investimento pode variar de 18 a 36 meses, dependendo muito das condições sociais e econômicas de cada região, bem como do franqueado.

8. A franqueadora presta auxílio para a escolha do local da escola? Existem pontos mais favoráveis para a implantação?
Sim. A franqueadora orienta na escolha do ponto, dá dicas sobre valores a se pagar, tamanho da sala, localização e reformas necessárias.

9. Existe um padrão estrutural/visual entre todas as escolas?
Sim. Todas as escolas CETESC possuem a mesma identidade visual, que é definida e formada pela fachada, recepção e layouts das salas de aula.

10. O Cetesc possui estratégias de marketing realmente eficazes para captar novos alunos e manter o negócio atrativo?
Sim. As campanhas de marketing são desenvolvidas com muita responsabilidade, seriedade e transparência, com o objetivo de captar alunos de uma forma realmente eficaz, sem o uso de subterfúgios. São campanhas criativas, modernas e intuitivas, com ótimos percentuais de aproveitamento, o que faz com que o franqueado não tenha problemas para captar novos alunos.

11. Quantos colaboradores diretos são necessários no início? Eles podem acumular funções?
Não é possível acumular funções, pois são funções diferentes em cada setor da escola. O número de funcionários pode variar entre 3 a 20 pessoas, dependendo do tamanho da escola.

12. Qual é o tempo de contrato da franquia?
O tempo de contrato é de 5 anos, com possibilidade de renovação.

13. Qual é a unidade piloto do Cetesc?
A unidade piloto é a escola instalada na cidade de Videira/SC.

14. A quanto tempo a marca CETESC está no mercado?
A marca CETESC está no mercado a mais de 16 anos.

15. Os cursos possuem versões on-line? O aluno tem material de apoio interativo, como CD ou DVD para reforçar seu estudo em casa?
Não. Os cursos do CETESC são totalmente presenciais, reforçando ainda mais a qualidade de ensino da nossa metodologia.

16. O franqueado possui liberdade para criar novos cursos, métodos e produtos para serem comercializados?
Possui liberdade para fazer sugestão a franqueadora sobre novos cursos, métodos e produtos, porém, a mudança dos procedimentos depende do aval da franqueadora, já que a mudança dos mesmos podem implicar em alterações de procedimentos em toda a rede.

17. Qual a taxa de Royalties cobrada?
A taxa de Royalties é de 6% sobre o faturamento bruto.

18. Qual a taxa de propaganda? Como ela será usada?
A taxa de propaganda é de 2% sobre o faturamento bruto. Tais recursos devem ser utilizados no fortalecimento da marca.

19. Por que eu tenho que pagar taxa de Royalties? O que eu ganho com isso?
A taxa de royalties é o meio de sustentação da rede, necessária para que a mesma possa manter os materiais didáticos atualizados, investir em qualificação para melhorar os processos internos, desenvolvimento de campanhas de marketing, novos cursos, implantação de novas tecnologias, desenvolvimento e aprimoramento de softwares de gestão para o franqueado. O franqueado ganha muito pagando a taxa de royalties, pois a única preocupação do mesmo vai ser em gerir o negócio para obter sucesso financeiro, não precisando se preocupar com a estrutura necessária para prestar serviços com qualidade.

20. É necessário usar o sistema de gestão da franqueadora?
Sim. O uso do sistema é obrigatório, justamente pelo modelo de negócio ser exclusivo, os dados financeiros, pedagógicos e comerciais do negócio são gerados dia a dia. Isso permite ao franqueado ter controle TOTAL de todo o seu negócio. O sistema é on-line, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar.

21. A unidade piloto do CETESC alcançou os objetivos como escola e empresa?
Sim. O investimento retornou em 19 meses e hoje a unidade tem um lucro médio mensal de 25%.